Tudo sobre parabenos

Publicado em por Dan Shalev
in
/ 0 comentários

É muito comum estarmos a fazer alguma pesquisa ou simplesmente a ver cosméticos nas lojas e depararmo-nos com uma parte da embalagem onde se diz que o produto não contém parabenos. Mas muitas vezes, não sabemos o que isso significa, o que são os parabenos e porque é que devemos escolher um produto sem eles em detrimento de outros que contenham isso. Este artigo serve para esclarecer todas as suas dúvidas quanto a este assunto.

Tudo sobre parabenos

Começamos pelo básico: afinal, o que são parabenos? São compostos químicos, utilizados pela indústria cosmética e farmaêutica, que agem como conservantes, prolongando o tempo de vida útil dos produtos e permitindo que estes sejam armazenados à temperatura ambiente, tendo uma ação antifúngica, antimicrobiana e antibacteriana. Dito assim, soa tudo muito bem e parece que não há problemas, mas vários estudos relacionam os parabenos com a geração de alergias na pele, envelhecimento precoce, quebras hormonais e um aumento da predisposição para a formação de células cancerígenas, uma vez que este produto penetra em profundidade na pele e pode chegar a entrar na corrente sanguínea.

Por essa razão, cada vez mais pessoas estão a deixar de usar produtos que contenham parabenos e a própria lei regula um máximo de 0,14% deste ingrediente na composição final do produto, já que não há indicações de que seja nocivo se utilizado em pequenas doses.

Existem também vários tipos de parabenos, e lendo os rótulos dos produtos conseguirá identificá-los facilmente. Os mais utilizados são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Este último tem sido o mais estudado de todos, pois é a variante que apresenta os resultados mais preocupantes em comparação aos restantes.

Por último, porque deve usar produtos sem parabenos? Se se preocupa com a saúde da sua pele e corpo, é apologista de um estilo de vida o mais natural possível ou simplesmente não quer arriscar sofrer os efeitos negativos deste ingrediente, a utilização dos produtos sem parabenos certamente soa como uma opção lógica. Pode optar por usar só cosméticos sem parabenos na sua composição ou substituir apenas alguns itens da sua rotina diária, para evitar uma elevada concentração deste ingrediente no corpo. Seja qual for a forma escolhida, o bem-estar e saúde estão garantidos!

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blogue são aprovados antes de serem publicados.