Como saber se um produto é eco-friendly?

O termo eco-friendly, ou amigo do ambiente, está a ser cada vez mais utilizado no nosso dia-a-dia, seja nas decisões que tomamos ou nos produtos que compramos. A preocupação pelo meio ambiente é algo que está mais presente na vida das pessoas, e isso reflete-se não só num ambiente individual como nas marcas que escolhemos e nas várias opções que temos disponíveis.

Como saber se um produto é eco-friendly?

Levar um estilo de vida amigo do ambiente envolve agir localmente para mudar o mundo, um passo de cada vez. Ao desenvolvermos hábitos como a reciclagem, o consumo de produtos alimentares da época e de produtores locais (garantindo refeições sem componentes industrializados) e utilizando produtos cosméticos biológicos, estamos a alterar a nossa pegada ecológica, reduzindo-a. Estamos a mudarmo-nos, para que depois possamos ajudar os outros a mudar. De nada adianta sermos defensores do meio ambiente se não fazemos nós mesmos aquilo que consideramos mais correto.

Devido à crescente alteração nos hábitos de consumo, as marcas estão a alterar a composição e padrão de testes dos seus produtos gradualmente, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Entretanto, já existem alguns itens eco-friendly disponíveis à venda em vários locais, ou várias receitas na internet sobre como fazer esses produtos em casa, caso prefira.

Como saber se um produto é eco-friendly?

Caso esteja interessado em comprar os produtos, ao invés de os fazer você mesmo, existem algumas características comuns a todos os itens amigos do ambiente: não são testados em animais, os seus componentes (geralmente) são totalmente naturais e não contêm compostos tóxicos ao ambiente na sua composição. Geralmente, estas empresas também têm uma maior preocupação pela sustentabilidade das suas embalagens e ingredientes, optando por componentes naturais produzidos de forma adequada e sem efeitos nefastos nos ecossistemas onde estão inseridos.

Muitas vezes, as etiquetas do que compramos contêm símbolos que atestam que o produto está livre de parabenos/conservantes artificiais, não foi testado em animais, foi produzido utilizando práticas de agricultura sustentável, e muitas outras. Convém estar atento e reconhecer esses símbolos, pois são uma grande ajuda na hora de adquirir produtos eco-friendly.

Assim, com um pouquinho de prática, alguma leitura de rótulos e um esforço sincero, qualquer um pode alterar os seus hábitos para se tornar mais amigo do ambiente!


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos