Análise da pele – pontos a ter em conta

Analise da pele – pontos a ter em conta

Uma análise da pele,de preferência realizada por um profissional, é vital para conhecer as necessidades nutricionais da sua pele, e permite escolher o melhor tipo de produtos para utilizar na sua rotina de beleza diária. Usar produtos inadequados pode ser bastante prejudicial e piorar certas condições, como a acne. Por exemplo, se tiver esta condição e recorrer a produtos que entopem ainda mais os poros, verá um agravamento da situação; se, pelo contrário, tiver a pele seca e usar produtos que a sequem ainda mais, poderá ter irritações, vermelhidão e desconforto. Por isso, ao garantir que usa cosméticos adequados, está a garantir que a sua pele obtém tudo aquilo que necessita para estar saudável e com brilho.

Existem alguns aspetos a ter em conta na análise da pele, que vão definir certas condições-base que os produtos escolhidos devem ter. Se tiver pele oleosa, por exemplo, os cosméticos que utilizar devem ser não comedogénicos (ou seja, não entopem os poros), suaves para a pele, e reduzir a camada de óleo na pele sem no entanto a remover completamente, uma vez que, se o fizesse, só estaria a estimular as glândulas sebáceas a produzir ainda mais óleo, o que iria piorar ainda mais o problema.

Analise da pele – pontos a ter em conta

Três aspetos-chave na análise da pele são o nível de secura, a sensibilidade e a textura da pele. Quando a pele está seca, exibe falta de brilho e vitalidade, tem tendência a descamar, poros muito fechados e falta de óleo, algo que é totalmente contrário a uma pele saudável, que se quer brilhante e com vitalidade. Neste caso, aposte em produtos altamente hidratantes, para repor os níveis ideias de água na sua pele e garantir uma aparência e sensação saudável.

A textura da pele pode ser determinada através de uma observação visual: procure altos, cicatrizes e borbulhas. Assim, poderá adaptar a sua rotina cosmética a essa textura. Por exemplo, se tiver muitos pontos negros, escolherá um produto que esfolie levemente a pele, para os retirar; já se tiver pele seca ma sem altos, a esfoliação não será a melhor opção, porque pode causar irritação.

Por último, a sensibilidade da sua pele é determinada pela vermelhidão (causada pela rutura de vasos capilares) e pelas linhas de expressão e rugas que podem aparecer com a idade. Quanto mais sensível for a pele, mais terá de usar produtos mais suaves e que não atuem de forma tão agressiva no local de aplicação.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos