A importância da auto-análise da pele

A análise da pele é muito importante, porque ajuda a determinar o tratamento certo e à medida para as necessidades da pele de cada pessoa, permitindo adaptar a rotina e regime de beleza de cada um ao que o seu corpo realmente necessita. Assim, se tiver uma pele seca, serão selecionados produtos altamente hidratantes para ajudar a resolver essa situação; se, pelo contrário, tiver a pele muito oleosa, usará produtos que ajudem a conter o excesso de óleo sem prejudicar a pele.

A importância da auto-análise da pele

Uma boa análise leva não só à satisfação do cliente com o produto que compra, como também a resultados visíveis com o contínuo seguimento do regime de produtos aconselhado. No entanto, nem toda a gente tem a possibilidade de se deslocar a uma loja ou pagar a um dermatologista para ter uma avaliação profissional do seu tipo de pele.

Se esse é o seu caso, não se preocupe: pode fazer você mesmo essa análise no conforto do seu lar, com resultados que lhe permitem uma identificação geral das necessidades da sua pele, embora nada substitua uma consulta com um profissional. Siga estes passos e experimente:

  1. Pense nos produtos e rotinas de cuidados que já utilizou no passado e analize o que não resultou. Por exemplo, poderá ter usado um tratamento que obstrui os poros na pele oleosa, o que dá maus resultados e agrava a situação.

  2. Estabeleça a frequência de cuidados que quer ter. Pode optar por seguir um regime diário, semanal, ou usar os produtos apenas quando lhe apetece. Este passo é crítico para definir o que comprar. Há cosméticos que mostram resultados com o uso diário, e outros que não necessitam de ser utilizados com tanta frequência.

  3. Veja o tom e textura da sua pele numa luz clara. Anote se encontra algumas deformações ou mudanças radicais de tom, já que poderá ter que escolher cosméticos específicos que o ajudem a controlar essas irritações e problemas.

  4. Identifique as áreas problemáticas que precisam de mais atenção.

  5. Verifique a elasticidade da sua pele. Se notar que a pele não está tão elástica, produtos com colagéneo são uma boa opção a considerar.

  6. Verifique a hidratação da pele – belisque a pele da testa, largue e veja quanto tempo a pele demora a voltar à sua posição original. Se a linha beliscada se mantiver visível, tem a pele seca e precisa de produtos hidratantes.

Com estas dicas simples, conseguirá analisar de uma forma geral as necessidades nutricionais da sua pele e adaptar os produtos e rotinas de beleza àquilo que é realmente adequado para si!

Este artigo foi co-escrito pela talentosa Beatriz Alves. Pode ler mais do seu trabalho aqui.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos