4 coisas que não sabia acerca do Omega 3

Muitas vezes, ao lermos artigos sobre medicina, nutrição ou mesmo beleza, deparamo-nos com a presença do Omega 3, que é sempre muito louvado e apreciado por todo o tipo de profissionais de cuidados do corpo. Mas afinal o que é exatamente o Omega 3 e para que serve?

4 coisas que não sabia acerca do Omega 3

Antes de mais, Omega 3 é o nome dado a um conjunto de óleos que não são produzidos pelo ser humano, mas que são necessários ao bom funcionamento do organismo, principalmente porque auxiliam na absorção de vitaminas, devendo por isso ser consumidos sob a forma de gorduras.  Podemos encontrar estes óleos essenciais em peixes de águas profundas, como o salmão ou o bacalhau. Também existem legumes e sementes ricos em Omega 3, como as sementes de chia e a linhaça, que contêm ainda mais óleos essenciais que os encontrados nos peixes.

4 coisas que não sabia acerca do Omega 3

O Omega 3 pode fazer muito pos si: é conhecido por aumentar as defesas imunitárias, inibir a criação de coágulos sanguíneos, reduzir o colesterol, fortalecer o coração, proteger a retina, melhorar o desempenho cognitivo e até auxiliar no tratamento da depressão. Pode também auxiliar na perda de peso, por ser anti-inflamatório.

Mas para além destes benefícios mencionados (e que já são suficientes para passar a consumir mais alimentos ricos nestas gorduras), o Omega 3 pode fazer muito pela sua pele, mantendo-a hidratada em profundidade e regulando o excesso de gordura (algo que pode ajudar no acne, por exemplo). Estudos mostram que a falta destas gorduras na pele pode levar à descamação desta, ao ressecamento, rugosidade e até mesmo a uma inflamação.

Por fim, se está interessada nestas gorduras e convencida de que pode beneficiar muito delas (e não está errada), saiba que a melhor maneira de as consumir é através dos alimentos. Mude a sua alimentação para incluir mais peixe, como sardinha, bacalhau e salmão, e consuma mais verduras e sementes, como espinafres, brócolos, linhaça, sementes de chia e nozes. Se mudar a alimentação não está nos seus planos, pode consumir estes óleos através de suplementos alimentares ou colocá-los diretamente na pele usando produtos de beleza que contenham Omega 3 na sua constituição.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos